Últimos artigos no Blog

O meu Manifesto de Mãe

Inspirada pela Brené Brown e pela Mikaela Oven, das quais sou grande admiradora, decidi escrever o meu próprio manifesto de mãe. Um manifesto de mim para o meu filho onde estabeleço as minhas intenções como mãe. É um exercício muito poderoso e convido-te a fazer o mesmo. Aqui o partilho contigo:

 

Manifesto de MÃE

 

Quero que saibas que és muito amado exatamente como és. Amo-te independentemente do que fazes, dizes ou pensas. Amo-te por existires e seres tu!

A minha intenção será sempre expressar esse amor através das minhas palavras e das minhas ações. Vou deixar de lado todos os meus medos e expectativas para poder ver-te e aceitar-te tal como és.

A forma como cuido de mim e me relaciono comigo própria e com a minha imperfeição será a maior lição que te posso dar.

Quero que te lembres sempre do teu valor, aquele que tens desde o primeiro momento da tua vida. Independentemente de tudo, tens sempre valor e o teu lugar no mundo tem sempre valor.

Prometo que vou praticar autocompaixão e abraçar as minhas imperfeições para que encontres nelas a perfeição e entendas que somos sempre dignos de amor. Vamos praticar a compaixão começando por nós próprios e depois uns com os outros.

Vamos praticar a coragem, ser autênticos e congruentes com quem somos, não ter medo de aparecer, deixar-nos ser vistos e honrar a nossa vulnerabilidade.

Haverá sempre espaço para partilhar as nossas emoções e as nossas histórias de esforço e de força. Prometo estar atenta aos teus dons e habilidades naturais mas também às tuas limitações e ajudar-te a evoluir com elas.

Vamos mostrar e honrar os nossos limites, vamos confiar e assumir responsabilidade por nós mesmos.

Vamos ter como premissa que somos sempre bem intencionados e que queremos fazer a coisa “certa”, lembrando-nos que é inevitável que nem sempre consigamos. E está tudo bem. Juntos retiraremos as devidas aprendizagens para a nossa evolução.

A nossa integridade é sagrada. A tua e a minha. Vais aprender a questionar-te olhando para os meus erros e a observar a forma como os corrijo. Vais ver-me a pedir aquilo que necessito e a falar sobre o que sinto.

Quando o medo, a ansiedade, a incerteza e os sentimentos de insuficiência nos visitarem vamos conectar-nos e lembrar-nos que o mais importante é o nosso amor.

Vou permitir-te sentir todos os sentimentos e emoções sem tentar salvar-te. E estarei sempre ao teu lado para te ajudar a lidar com eles.

Vamos aprender a reconhecer que não precisamos de ter todas as respostas, fazer tudo certo ou ter sempre razão.

Juntos vamos conhecer a alegria pura do nosso ser, praticar muita gratidão e aprender a mostrar a nossa vulnerabilidade.

Juntos vamos rir, dançar, brincar, criar, conversar e amar muito! Vamos aproveitar todos os momentos da nossa vida, os bons e os menos bons, exatamente como são. Juntos seremos sempre nós mesmos e isso basta-nos para confiar no fluir e abundância da vida.

Para te ajudar a viver a vida de coração aberto vou viver e amar com todo meu coração. Vou ensinar-te a acender a tua luz quando ela se apagar e ajudar-te encontrar esse espaço de paz e alegria dentro de ti.

Vamos viver  a partir de um estado de ser, de alinhamento e assim poderás aprender que a vida pode simplesmente ser vivida tal como é, tal como está a cada momento.

Não te vou ensinar a amar ou a fazer o que quer que seja de forma perfeita, mas vou deixar-te ver-me tal como sou e vou ver-te e aceitar-te sempre, tal como és! Vou sempre ver-te verdadeiramente, vou ver-te sempre a ti!

No Comments

Post A Comment